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Saúde > Especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação Fonoaudiológica

O curso de especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e Atuação Fonoaudiológica foi concebido visando atender a grande demanda na área fonoaudiológica para áreas educacionais pertinentes ás alterações na oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do desenvolvimento. Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em todas as suas manifestações, representam um grande campo de atuação, que aproximam o fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem escolar. Assim, torna-se necessário uma preparação sólida e atualizada para um trabalho que vá além da abordagem clínica, mas que tenha uma conotação educacional e desenvolvimentista.

Carga Horária 420 horas Duração 1 ano VEJA A MATRIZ CURRICULAR
Módulo: Fundamentos, Ética e Biossegurança Carga horária
Neurologia aplicada à linguagem e à aprendizagem30
Ética e Biossegurança30
Políticas Públicas de Educação e atuação fonoaudiológica em programas de Educação Especial e Inclusão.30
Subtotal90
Módulo: Avaliação, diagnóstico e terapia de distúrbiosCarga horária
Avaliação, diagnóstico e abordagem nos distúrbios da linguagem oral e de aprendizagem: dislexia, TDAH e Transtorno de Espectro Autista – TEA 30
Abordagem fonoaudiológica na aquisição da linguagem oral do portador da Síndrome de Down30
Avaliação, diagnóstico e terapia das alterações da Gagueira 30
Avaliação, diagnóstico de alterações da linguagem: características linguísticas, processo de reabilitação 30
Procedimentos de avaliação, diagnóstico e terapia de alterações da fala (motricidade orofacial) e impostação de fonemas30
Subtotal150
Módulo: Fonoaudiologia, Ensino e AprendizagemCarga horária
Atuação fonoaudiológica no ensino e aprendizagem com foco na alfabetização e ortografia30
Adaptações curriculares para alunos com diferentes tipos de transtornos de aprendizagem: Estudo de casos30
Processamento Auditivo no contexto clínico e educacional: impactos sobre a linguagem e a aprendizagem30
Procedimentos de avaliação nas alterações da linguagem escrita30
Procedimentos de avaliação de linguagem oral em seus aspectos semânticos, pragmáticos e formais30
Subtotal150
Módulo: Trabalho de Conclusão de CursoCarga horária
Prática de Pesquisa e orientação de TCC30
Subtotal30
Carga Horária Total do curso420
Objetivos O curso visa proporcionar ao fonoaudiólogo conhecimentos, recursos e instrumentos que possam capacitá-los, com competência, para atuação como especialista nas áreas de alterações da linguagem oral, na aprendizagem e domínio da leitura e da escrita, em especial na presença de transtornos. Assim como, prepará-lo para a prestação de serviços de assessoria e consultoria em linguagem, aprendizagem e questões educacionais relativas ao saber fonoaudiológico.
Público Profissionais Graduados em Fonoaudiologia.
Diferenciais
Programa do curso
Duração do curso O curso tem duração de 14 meses de aulas e mais 6 meses para elaboração do TCC.
Frequência Quinzenal (Sábados das 08h00min às 18h00min).
Mensal (Sábados e domingos da 8h00min às 18h00min)
Trabalho de Conclusão de Curso - TCC O Trabalho de Conclusão de Curso – TCC pode ser elaborado em forma de artigo cientifico ou monografia, defendido perante banca examinadora.
Documentação necessária para matrícula • Uma foto 3x4 recente;
• Cópia de RG, CPF;
• Comprovante de Residência;
• Diploma de curso superior ou, na falta deste, o certificado de conclusão (cópia autenticada ou cópia simples acompanhada do original).

Disponível nas unidades

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